A busca da formação e da sabedoria

Conheça São Fidel, um sacerdote que foi assassinado por um grupo de protestantes
29 de agosto de 2019
Bispo mexicano relembra que os fiéis não podem receber a Comunhão na mão
2 de setembro de 2019

 

A busca da formação e da sabedoria

 

Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm.

 

Todo aquele que deseja melhor servir a Deus deve também buscar melhor conhecer seus desígnios e conhecer sua Igreja. A vida do católico convicto de sua fé deve ser uma constante busca do crescimento do conhecimento da verdade e quanto mais eu sei, mas eu desejo saber, não para ser melhor do que os outros, mas para poder servir da melhor maneira possível a Deus.

O desejo de servir a Deus será mais perfeito, na medida em que o cristão tem o desejo de melhorar no conhecimento. Não devemos nos dá por prontos no que tange ao conhecimento da sã doutrina católica, pois a doutrina da Igreja é tão bela e extensa, que por mais que estudemos, pouco saberemos.

Um católico de verdade deve ter desejo de obter uma melhor formação, devemos sempre acreditar que nossa formação não foi suficiente. Tendo esse desejo o católico não se dará por “pronto”, o católico que tiver esse desejo com certeza trilhará uma formação mais fecunda.

Como eu disse outrora, católico ignorante é um futuro protestante. Quando nos tornamos melhores conhecedores da verdade de Deus, nós nos tornaremos multiplicadores do conhecimento, e aí nós exerceremos nossa missão de batizados.

Se você tem conhecimento, por exemplo, de que um dogma é uma verdade de fé irrevogável, poderá ajudar um “católico”, que acha que nós podemo-nos “livrar” dos dogmas e sermos mais “livres”, se conseguir ensinar a verdade sobre a natureza dos dogmas, se você conseguir isso com certeza estará dando uma boa contribuição à formação dos católicos.

A sabedoria buscada na Igreja, não é a sabedoria que o mundo oferece, essa é uma sabedoria tosca, a falsa imagem da sabedoria, a verdadeira sabedoria é aquela que escandaliza o mundo, quando um padre, por exemplo, prefere trocar sua vida para salvar a de um pai de família que precisa cuidar dos filhos, o mundo certamente dirá que aquele padre é um “tolo”, ele agora poderia está vivo, mas preferiu deixar que outro vivesse.

Pois é quem busca uma melhor formação católica além de crescer espiritualmente e até intelectualmente, pode ajudar outros católicos a também alcançar a estatura do conhecimento.

Às vezes podemos achar que se o que vou ensinar não for nada muito importante, não tem valor meu ensinamento, mas se engana por aí, pois, se você conseguir ensinar a um católico que não se deve bater palmas na missa já fez um grande serviço, ou então se consegue incutir na cabeça de um católico que não se deve comungar de qualquer jeito, e, que devemos nos confessar pelo menos uma vez por mês, também já prestou um grande serviço ao reino de Deus, mas infelizmente somos educados a dá valor somente a coisas grandiosas e que nós não podemos fazer, aí fica tudo como está, nem eu cresço e nem ajudo meu irmão a crescer.

Portanto, busquemos uma formação cada vez mais sólida, não nos acostumemos com comida de bebê, nós somos adultos, e temos que nos alimentar com alimentos que nos exija o mastigar corretamente, e não apenas engolir, como se fosse água.

Se um modernista ler isso dirá, mas importante que ensinar a não bater palmas na missa, é ensinar a lutar contra o governo e fazer protesto nas rodovias queimando pneus e tornando a vida do povo mais impossível do que já é, mas a esse modernista dos infernos eu digo, minha luta é pela salvação das almas e não por bens materiais.

Se um padre fizer às vezes do político, o político não fará às vezes do padre, primeiro porque ele não quer, e segundo porque ele não pode. Portanto, que os padres se empenhem naquilo que é inerente a sua sublime missão, salvar almas e reze para que o político desempenhe a dele.

Se todo católico crescer na busca do conhecimento da Igreja, com certeza nós teremos uma Igreja melhor qualitativamente, melhor que eu digo é em respeito aos fiéis, pois a Igreja não precisa ser melhor, ela não tem para onde melhorar, Deus não faz nada reparável.

 

 

 

 

1 Comentário

  1. Mário disse:

    Grandes ensinamentos frei Marcelo , hj O que muito precisamos é dessa Boa formação assim amamos mais a Deus e a sua igreja e assim ajudamos mais a nosso próximo . Deus abençoe sempre seu ministério .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *